quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Galo das seis e meia, ou duas e quatro.

enquanto todos dormem, eu escrevo
porque é melhor assim
minhas idéias turbulentas não correm o risco de poluir os seus sonhos
e meus sonhos palavreados não correm o risco de serem poluídos por suas idéias barulhentas

são paulo é uma cidade de vermes
mas, não contei ainda, por isso ninguém sabe
não vermes de cadáver
vermes que consomem, engordam, são cegos, gulosos, famintos, feios, não olham para o céu
São Paulo é linda
a nova yorque do terceiro mundo com o perdão gramatical bem concedido

é a carta de alforria para uma infinidade de vidas
é o poço descabido de balde para uma avalanche de nomes

agora, enquanto uma grande porção dorme
eu escrevo
porque é esse mundo que as palavras habitam
porque, elas não são mudas, como hão de pensar

são sonoras, chatinhas, bobagentas
mas, adoram companhia e café
algumas tem um ar blasé, como ferrorama
outras, como listrado, simplesmente gostam de aparecer
mas, fato, corrente, elo e grilhão, estão sempre aí

elas brincam comigo se eu brincar com elas
o que é justo, é justo
é a lei dos Deuses

até agora, eu tinha lido uns versos que diziam assim:
"Esmagar o mundo com as sandálias calçadas sob seus pés"
faço isso tudo ao contrário
"Desesmago a unidade sem as palavras descalçadas abaixo de minhas mãos"
bonito, né?

isso não é um poema
embora pareça
e também não é um texto
embora pareça

lembrei de outra frase.
Raul, o Seixas, aquele que pedem para tocar:
"Se é mel, não posso afirmar com toda certeza, que parece mel, tem cheiro de mel e gosto de mel, isso eu posso afirmar"
Já reparou como todo mundo olha TV
ninguém assiste a TV
que você faz? perguntam
to assistindo TV
não, tá olhando a TV
no máximo, assiste a vida passar entre os comerciais

entende?

careço de uma falta de compreensão profunda
entende, isso não é uma cilada silábica, é sinceridade injetada numa construção
é, realmente uma cidade de vermes
zumbis, sonâmbulos.

salvem-se todos.
lembrei de trezentos filósofos agora.
não os de Esparta, mas, pelo menos de dois gregos
sócrates e Platão.
e as caixas altas e baixas são propositais
as
vezes
como agora, eu provo que sou mais inteligente do que pareço

porque pareço ser um completo idiota
uma anta de galochas
mas, não sou.
sinto muito

Os deuses forjaram meu espírito assim
livre
montador
desmontador
uno e vuno
tal qual mundos e fundos
que, no momento, não disponho.

uma triste conclusão de neurônios.
sabe o que me faz perder a cabeça?
as mulheres.

é tão prazeroso assim para vocês pensar nas mulheres? ou nos homens? ou vice e versa?
para mim é.
e não é sexual, latente, lascivo, embora, as vezes seja
é natural, enigmático, envolvente.

hmmm... como sinto prazer em pensar nas mulheres
hoje, uma lótus no metrô
ou um sorriso sincero a distância
amanhã, o mundo
uma dimensão

não é a toa que o Conan tem aquela cara, sabia?
Ele é Cimério. Deflorava mulheres como quem come de talher
E comia com as mãos. Em ambos os casos.

Poesia é uma arte.
isso, isso é um amontado de palavras.
poupe seu tempo preocupando-se com você.

Me diz, quantos anos você tem?
O que faz da vida?
O que quer realmente fazer?

Se tivessemos uma régua estariamos todos, sempre, na mesma distância de obter nossos sonhos
pensa bem, seus maiores sonhos
agora, pensa nos maiores sonhos da sua irmã, melhor amiga, avó, ex-namorado, detento do carandiru
pega uma régua imaginária,
mede.

viu?
mesma distância.

hoje em dia, ninguém se preocupa mais em decifrar as coisas
sejam as mulheres
o dia, as nuvems, as pessoas, ou as palavras
ninguém decifra nem a si mesmo

eu me permito tentar
minha esfínge pessoal adora me pregar peças
mas, como as palavras, o que é justo é justo.

Qual a distância dos seus maiores sonhos? De coração...
E, o que é justo para você?

Viu. Entendeu agora, né?
São Paulo é uma cidade de vermes.
não por injustiça, imposição social, temporal ou cultural.

é falta de olhar para o céu.
ou no peito
e se encantar com as estrelas.

Não sou de falar de sentimentos
mas, eu amo certas coisas.
como a incrível habilidade de se fascinar.
amo, e sinto um incrível prazer.

como faço ao brincar com as palavras
ao pensar sobre as mulheres.

Enquanto eu escrevo
todo mundo dorme.
Será que alguém abre o olho porque o dia raia?
não.

Viu?
Você é mais esperto do que parece.
Boa sorte, você vai precisar.

Olha, não esquece a régua.
não esquece o sonho.

2 comentários:

Anônimo disse...

vc está certo.
super mais que certo.
porque é preciso olhar além das reticências...

Anônimo disse...

O bom da vida é que se pode ter varias mulheres
e varios amores
bom saber que voce pensa assim